Tô nem aí?

Pesquisa revela uma faceta dos gatos que vai surpreender muita gente

Os bichanos, com seu jeitão blasé, parecem ser indiferentes a nós, pobres humanos sentimentais. Mas será mesmo que os gatos não se apegam aos donos?

Se você pensa que todo gato é um ingrato, ou conhece alguém que pensa assim, reaja agora mesmo. Os gatos podem até não parecer, mas eles são, sim, tão sentimentais quanto os cães. Quer saber? Eles se apegam aos seus donos do mesmo jeito que uma criança se apega aos pais.

Quem garante não é nenhum ser humano apaixonado pelos felinos. Quem garante é a ciência. Pesquisadores da Universidade de Oregon, nos Estados Unidos, acabam de publicar um estudo em que comprovam o que muita gente nem desconfia: os bichanos desenvolvem um apego emocional muito forte pelo cuidador. Tão forte, que esse sentimento é comparável ao dos cachorros pelos donos e dos bebês por pais e mães.

A diferença é que, ao contrário das crianças e dos cães, os gatos não fazem questão de demonstrar isso, o que leva muitas pessoas a pensar que são indiferentes. Na verdade, os felinos são independentes. Não precisam de ajuda para se limpar, não ficam cobrando atenção e nem se babam cada vez que os donos se aproximam. Portanto, gatos não são ingratos; eles são blasé.

Em uma das etapas da pesquisa sobre o comportamento felino, feita na universidade do estado americano, os gatos foram colocados, um de cada vez, por dois minutos e sozinhos, dentro de uma sala desconhecida. Depois, foram levados à mesma sala com os donos, por mais dois minutos. Em seguida, novamente, voltaram sozinhos ao lugar.   

Os pesquisadores constataram, entre outras coisas, que os felinos, quando acompanhados pelos donos, demonstraram muito mais curiosidade e segurança para explorar o ambiente do que nas vezes em que estavam sozinhos. Um resultado muito parecido daquele aferido quando o teste foi aplicado a cachorros e bebês.

Então, não esquente, não se deprima, nem cobre dos gatos a euforia típica dos cães. Esse jeito de não-tô-nem-aí não significa indiferença. É da natureza felina.

(Com informações de Superinteressante e Petlove.com)

Comentários