Vida de cão

Sabe quantos anos seu cachorro teria, se ele fosse você?

O senso comum informa: cada ano de vida do cão equivale a sete anos de vida do ser humano. Acontece que o senso comum está equivocado.

Nunca pergunte ao cachorro quantos anos ele tem. Não que isso seja uma indelicadeza. É, apenas, uma perda de tempo. Para vocês dois. E o pet, como se sabe, não tem tanto tempo quanto o dono. Daí a essa mania de buscar uma equivalência entre a idade humana e a idade do cão.

“É só multiplicar por sete”, ensina o senso comum. Ensina errado, adverte a jornalista Jade Petronilho, que também é médica veterinária, especializada em comportamento animal.

Segundo ela, não existe uma razão direta entre a idade das pessoas e a dos cães. Mas é possível fazer estimativas, considerando algumas variáveis. Nessa equação, é preciso  levar em conta o porte, a raça, o peso quando adulto e a velocidade com que crescem os animais. 

Cachorros menores vivem mais. A equivalência de idade entre cães e pessoas é uma para o Pinscher, outra para o São Bernardo. Os bichos pequenos não se desenvolvem tão rapidamente quanto os de porte grande, o que lhes dá mais tempo de vida, pois o organismo poupa energia e não sofre  tão drasticamente a ação dos radicais livres, que envelhecem e destroem as células.

Faça as contas

Em vez de comparar, é melhor compreender a natureza dos pets. Basta observar que uma criança de um ano ainda está aprendendo a andar, ao passo que um cão de um ano já pode até procriar. “Enquanto um cachorro de 12 anos é considerado um idoso, um adolescente da mesma idade ainda está descobrindo muitas coisas e formando sua personalidade”, diz a especialista.

Mas, se você insiste, vá lá. Existe um método, aceito pelos veterinários, para estabelecer a equivalência da idade canina com a idade humana. É só fazer umas continhas. Jade nos ensina: “Cachorros de até 9Kg (porte pequeno) devem ter seus dois primeiros anos multiplicados por 12,5; cachorros de 10 a 23Kg devem ter seus dois primeiros anos de vida multiplicados por 10,5; e cachorros grandes (que pesam mais que 24Kg) devem ter os dois primeiros anos multiplicados por nove”, orienta.

“A partir do terceiro ano dos cães, a cada ano são acrescentados em média 4,5 anos para cães pequenos, 5 a 7 anos para cães médios e 7 a 9 anos para cachorros de porte grande”.

A tabela do Portal Rações Reis vai lhe ajudar a descobrir a idade correta de seu cachorro em relação aos anos humanos, levando em conta todos os quesitos necessários:

Aprendeu? Então pratique. Vai que um belo dia o seu cachorro lhe pergunte: “Amigo, quantos anos eu teria, se eu fosse você?”

Comentários