CÃES EM FESTA

Festival  Pan-americano de Cães tem  exposições e disputas  de circuito nacional 

Dois cães de São Paulo, da raça Spitz Alemão, vencem  a primeira disputa no Ginásio de Marituba. Ainda dá tempo de participar.

Aberta em Marituba a fase final do Festival Pan-americano de Cães, promovido pelo Kennel Clube do Pará, durante esta semana.  Os eventos vão se estender até o final da tarde deste sábado, e o acesso ao público está aberto mediante um quilo de alimento seco que será doado para abrigos de animais abandonados em Belém.

Estão acontecendo exposições e disputas de animais que serão ranqueados pela Confederação Brasileira de Cinofilia (Cbkc). As competições fazem parte de mais um ciclo de avaliações nacionais de animais que se encerrarão no segundo semestre deste ano.

As atrações para o público não especializado ficarão por conta dos animais das forças de segurança. Estão presentes animais da Marinha, Exército e Polícia Militar, que participaram de uma atividade chamada agility, constante de demonstração da versatilidade dos animais em vários instrumentos do circuito.  A Marinha exibiu a cadela chamada "Katana", da raça Belga Malinois e Exército apresentou o “Mamute”, um exemplar de Pastor Alemão.

Os animais participantes das disputas representam canis dos Estados São Paulo, Ceará, Paraná e do Pará. As raças em julgamento são: Spitz Alemão, Buldogue Francês, Boxer, Pastor Alemão, Rottweiler,  Belga  Malinois e Chichiauar.
A primeira disputa foi entre animais da raça Spitz Alemão Anão. O cão  “Kame”, na categoria “melhor cão da raça”, ficou em primeiro lugar. De propriedade de Christian Molina, de São Paulo, o animal foi apresentado pela handler Sílvia Vettorazzo, que há 25 anos expõe animais. 
A outra categoria dessa raça, disputada na primeira etapa do Festival, foi “pequeno, laranja e outras cores”, cujo primeiro lugar foi conquistado pelo animal denominado “Xarada”, um macho de propriedade do Canil Legendários,  localizado em Jundaí. O cão foi apresentado pelo handler Júnior Ferreira. 

Na parte externa do Ginásio Municipal de Marituba foi montada uma pista exclusiva para exibição de pastores alemães. Belém foi uma das cidades onde, nos últimos anos, o plantel dessa raça mais cresceu no Brasil, segundo o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Pastor Alemão, Paulo Roberto Simplício.  

O festival prossegue e até o final da tarde com disputas de raças de médio porte: rottweiler, pit bull, pastor alemão e boxer. Esta última categoria conta com a participação do "Inca", atual campeão brasileiro.

Comentários